domingo, 20 de maio de 2012

Filiado escolherá o 10 ou o 20 Disputa acontece neste domingo e conta com 13 zonas eleitorais no Recife


Candidatos comentam suas propostas
A disputa pela vaga de candidato a prefeito do Recife, protagonizada pelo atual gestor, João da Costa, e o secretário de Governo do Estado, Maurício Rands, contará com uma estrutura montada nas 13 zonas eleitorais da cidade. Cada zona terá apenas um local de votação que poderá dispor de duas até sete urnas, dependendo da quantidade de filiados que votarão nestes locais. No total, o pleito contará com 70 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Há ainda uma urna para votos manual disponível na sede do PT municipal para que os filiados que não atualizaram o cadastro junto ao partido possam também participar do pleito. Para o filiado escolher, votará no número 10, se quiser Rands, ou 20, se a preferência for por João da Costa. Os números foram decididos por sorteio.
Mas como nada no PT é simples, o impasse das plenárias ficou por conta do número de filiados aptos a votar. Entre os próprios integrantes da Comissão Eleitoral que organizou a votação havia discordância, mas há uma expectativa de que não cheguem a 25 mil. O problema se originou porque, depois que se definiu a realização das prévias, foi feito um esforço no sentido de realizar uma quitação coletiva em favor daqueles que estavam em débito com o partido, com o objetivo de fazer com que todos os filiados pudessem votar. Porém, de acordo com o próprio Maurício Rands, a quitação não atingiu os requisitos legais.
“O dinheiro arrecadado não foi o suficiente para quitar o débito de todos os filiados inadimplentes e, como não existe quitação coletiva parcial, a iniciativa não valeu e não vai poder contar para essas prévias. Mas de qualquer forma temos um colégio eleitoral muito grande, que era exatamente o que eu queria. Queria que o máximo de filiados pudesse votar, mas, claro, dentro da legalidade, afinal de contas sou um advogado”, ressaltou Rands. Segundo ele, quem definiu a lista dos aptos a votar foi a direção nacional do PT, que eliminou duplicidades de nomes e aqueles que não têm mais de um ano de filiação.
Entretanto, para o presidente municipal do PT, Oscar Barreto, o número de filiados aptos a votar hoje seria 33 mil e que a redução seria uma arbitrariedade. “Esse foi o número repassado para as urnas do TRE, é o número de filiados que ficaram adimplentes depois da quitação coletiva e que têm mais de um ano de filiação. Mas começaram a inventar uma lista sem uma justificativa plausível. O pessoal de Rands saiu tirando os filiados”, atacou.
PESSOAL
De acordo com integrantes da Comissão Eleitoral, cada urna eletrônica contará com dois mesários, que não fazem parte do PT e foram contratados especialmente para as prévias, e com dois fiscais - um escolhido por João da Costa e outro por Maurício Rands. Ainda de acordo com a organização da prévia, não são esperadas grandes filas porque haverá, no máximo, 500 eleitores por urna.
Caso alguma urna apresente defeito, o TRE disponibilizou seis técnicos que ficarão de plantão para solucionar o problema. O Tribunal também reservou algumas urnas extras, se houver necessidade de substituição. A boca de urna não será proibida perto dos locais de votação, porém a Comissão Eleitoral avisa que é preciso ter cuidado para que o candidato não seja acusado de propaganda eleitoral antecipada. A apuração dos votos será realizada na sede do PT estadual, em Santo Amaro, e a previsão é que o resultado saia até às 18h30.

FONTE: FOLHA-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.